Filosofia "5S"

Por Mirabeau Antônio Pini – Consultor Sênior da Experimental

No artigo de hoje vamos refletir sobre um assunto que, a princípio, parece simples, o sobejamente conhecido “5S”.
Não é raro, na definição de um plano de implementação de iniciativas Lean, ao iniciarmos pelo 5S ouvirmos dos interlocutores que “A ferramenta já é de conhecimento da empresa e que já foi aplicada” deixando evidente ter havido confusão quando da implementação.

Isso ocorre principalmente pelo fato de o 5S não ser uma ferramenta e muito menos uma metodologia e sim uma “filosofia”. Ao traduzir-se do japonês temos: SEIRI – Utilização, SEITON – Organização, SEISO – Limpeza, SEIKETSU – Padronização e SHITSUKE – DISCIPLINA (grifo meu) temos a espinha dorsal de uma filosofia que se bem aplicada facilitará, em muito, a aplicação das demais ferramentas constantes de uma jornada Lean.

No SEIRI definimos o que realmente é necessário para o bom funcionamento da área/setor ao qual se está aplicando o 5S. No SEITON organizamos as coisas de forma a facilitar seu acesso quando da necessidade. No SEISO mantemos o local, implementos e insumos limpos facilitando seu uso. No SEIKETSU estabelecemos a padronização desse ambiente garantindo o resultado alcançado nos Ss anteriores e finalmente chegamos ao SHITSUKE que é a garantia de que tudo o que foi feito se repetirá e é aqui que reside o perigo de perder-se tudo o que foi feito até agora.

Mas por que isso acontece?
A metodologia utilizada para a implementação desta filosofia estabelece que após o treinamento da equipe e passagem do conhecimento estabeleça-se o momento inicial da campanha, comumente chamado de “Dia D”, quando os membros do grupo se preparam para uma grande investida na área designada. Alguns até trajam-se de maneira apropriada para o serviço. Essa característica de força tarefa, onde todos juntos buscam o mesmo objetivo acaba por tornar-se o grande algoz da iniciativa, pois ao final do dia tem-se a sensação de que está tudo feito. Mas se observarmos bem veremos que nosso 5S não está completa pois somente os primeiros 4S foram aplicados e que o S de número 5 ainda não foi aplicado que é o da DISCIPLINA, que só se alcançará pela repetição dos Ss ao longo do tempo e com a devida inspeção de acompanhamento.

Tudo isso nos permitirá perceber, quando dos Gembas, que o ambiente nos manda mensagens nas diversas dimensões quer sejam na fluidez dos materiais/produtos na planta, se os colaboradores estão satisfeitos e felizes e se tudo se mantém como desejado e agregando valor ao grupo de tal sorte a aplicação da filosofia romper barreiras e fronteiras chegando até seus lares.

Sem essas considerações faremos do 5S não uma filosofia, mas sim uma simples Faxina.
A Experimental já implementou esta filosofia em muitas empresas com resultados surpreendentes. Podemos também aplicar em sua empresa.
Consulte-nos! Irá valer a pena!

×

Nosso site faz uso de cookies de terceiros, para saber mais veja nossa Política de Privacidade.